sábado, 7 de dezembro de 2013

Dos tipos de picas

Com o segundo semestre à porta as minhas viagens de comboio vão ser reduzidas a apenas duas por semana. Entre o Marketing Político e o Seminário de Comunicação Política resta-me a esperança de que os próximos meses nasçam repletos de novas experiências e situações caricatas, significativas o suficiente de ser aqui mencionadas. Confesso que tenho feito uma enorme ginástica para as encontrar, nos últimos tempos. O mau presságio que me assolou a alma de blogger no início do Outono (e que podem ver aqui) revelou-se mais verdadeiro do que alguma vez supus. O frio, as árvores nuas, o vento, a chuva, as tardes sombrias e o negrume menos tardio das noites, os corpos baralhados por lãs grossas, as cabeças envoltas em headhones, smartphones, tablets e livros de auto-ajuda não me ajudaram lá muito na minha missão de actualizar, a cada viagem, este canto virtual. Fiz o meu melhor. Como dizem os versos dos lenços dos namorados que a minha mãe colecciona religiosamente em chávenas, pratos, quadros e lenços propriamente ditos: "Não tenho mais que te dar, nem tu mais que me pedir".

E se as minhas aulas de Métodos de Investigação da Comunicação me ensinaram alguma coisa foi que, em qualquer trabalho de investigação, temos de acrescentar algo de novo, fornecer conhecimento, deslumbrar mentes sequiosas de saber. Vamos então fingir que isto é um trabalho de investigação e vocês sedentos de ler as minhas palavras de sabedoria e eu vou partilhar convosco aquela que considero a minha maior descoberta catedrática nas minhas idas e voltas: as tipologias de picas da CP.

Podemos dividir os picas em 4 tipos:
  • Os Darth Vather - São aqueles que nunca deveriam ter um emprego que envolvesse relações públicas. São grosseiros, rudes, caminham pelos corredores com passos pesados, caras mais pesadas ainda. Não dão bom dia, nem boa tarde, nem boa noite. Sisudos no seu quotidiano, estendem a mão à procura de um qualquer passe e entreolham-nos com desconfiança aguçada sempre que a maquineta que carregam na mão, qual espada justiceira, não consegue ler o cartão à primeira.
  • Os Avô da Heidi - Parecem maus, têm cara de maus, mas são, no fundo, uns corações moles. São aquele tipo de pica que é capaz de vender um bilhete já no comboio, que perdoa a falta de uns míseros cêntimos e deixa que a dívida seja quitada no dia seguinte, que não vê necessidade de fazer referência ao contrato que assinámos só porque nos esquecemos ou não tivemos tempo de validar o cartão. São austeros, mas é tudo fachada. Percebem que a vida são instantes e que nem tudo são regras invioláveis.
  • Os Box of Chocolate do Forrest Gump - Tenho um carinho especial por este tipo de pica. Dão vida e sentido à famosa frase do Forrest: "Life is like a box of chocolate, you never know what you're gonna get". Uns podem achar que eles são imprevisíveis, quiçá bipolares. Mas para mim, que gosto da coisa apimentada, são puros ferrero rocher - cheios de camadas deliciosas de saborear. Tanto estão de trombas e não se lhe vê os dentes a não ser para nos moerem o juízo com alguma qualquer interjeição, como nos dão uma palmadinha metafórica de conforto através de uma palavra hospitaleira e um sorriso acolhedor.
  • Os Snow White - São pura e incontornávelmente boas pessoas. Por isso abusam deles. No dia em que encontrar uma boa pessoa que não seja constantemente ridicularizada nas catacumbas pessoais de cada ser, vou passar a acreditar na utopia de que podemos viver num mundo melhor. As pessoas confundem bondade com burrice. Estes picas sorriem, dão gargalhadas, andam como quem dança, ligeiros, comentam o tempo e cumprimentam a gente. Se nos vêm cobertos até às orelhas perguntam se está muito frio porque querem mesmo saber, perdoam um pé ocasional no assento da frente porque sabem que o dia já nos pesa, acordam as pessoas com um gentil toque e uma palavra sussurrada. São príncipes!!
Estejam atentos, quando andarem de comboio, e vejam lá se não tenho razão.

Catarina Vilas Boas


P.S.: Se até a mim me acontece (e sou eu que escrevo isto), imagino a quantidade de internautas por aí que lê picas com ç.
P.S.S.: Agora que penso nisso, se calhar esta tipologia também se podia aplicar às picas com ç...

Sem comentários:

Enviar um comentário